Funcionários de terra da Iberia deverão prosseguir com as greves planejadas para entre amanhã (5) e a próxima segunda-feira (8) em 28 aeroportos onde opera a companhia aérea espanhola. Isto inclui grandes centros como Madrid-Barajas e Barcelona-El Prat, impactando 444 voos da Iberia, Iberia Express e Air Nostrum durante o período de férias. Os passageiros afetados por cancelamentos receberão opções alternativas de voo.
As paralisações resultam de disputas sobre condições de trabalho e direitos dos trabalhadores, particularmente preocupações sobre a externalização de trabalhadores para outras empresas. Os efeitos poderão estender-se para além da Península Ibérica, potencialmente impactando os voos com outras companhias aéreas do grupo IAG, como British Airways, Level, Aer Lingus e Vueling.
Em um desenvolvimento paralelo, o aeroporto de Alicante-Elche enfrenta os seus próprios desafios, com os funcionários da Ilunion Seguridad que planejam greves até 14 de janeiro. As paralisações diárias de duas horas da equipe de segurança, das 8h45 às 9h45 e das 18h às 19h, interromperão os controles de segurança e o manuseio de bagagens, impactando as operações aeroportuárias durante esses períodos.
Estes são os aeroportos afetados pela greve:
A Coruña
Alicante
Asturias-Oviedo
Barcelona
Bilbao
Fuerteventura
Gran Canaria
Grenade
Ibiza
Jerez de la Frontera
Lanzarote
The Palm
Madrid
Melilla
Minorca
Murcia
Malaga
Palma de Mallorca
Pamplona
San Sebastian
Santa Cruz de La Palma
Santander
Santiago de Compostela
Sevilla
Tenerife North
Tenerife South
Valencia
Vigo
Com informações do portal E Turbo News.