Prefeito dá 15 dias para instituto fornecer licenças da Braskem em Maceió

O prefeito de Maceió (AL), João Henrique Caldas (PL), o JHC, protocolou, neste domingo (3/12), um ofício para que o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) apresente os licenciamentos ambientais concedidos às minas da Braskem, em particular a 18, que tem risco de colapso iminente em Mutange e outros quatro bairros.

“Fizemos uma solicitação ao IMA para que nos conceda todos os processos de licenciamento dessas minas. Tanto os processos anteriores, quanto os de tamponamento dessas minas, para saber sobre a mina 18 e todo o trabalho que estava sendo feito nela, além das outras também”, disse o prefeito.

A disputa política no estado entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do senador, Renan Calheiros (MDB-AL), ganhou novas nuances com o caso. A empresa firmou um acordo com a prefeitura de R$ 1,7 bilhão. Lira, que é aliado de JHC, defende que os recursos fiquem com Maceió, já Calheiros, próximo do governador Paulo Dantas (MDB), quer que o valor seja destinado ao estado de Alagoas.

O prefeito afirma que sempre houve monopólio das informações ambientais da Braskem por parte do IMA, que terá 15 dias para enviar a documentação para a prefeitura.

“Sempre houve um monopólio muito grande em relação a essas tratativas do Instituto do Meio Ambiente do Estado e não houve um compartilhamento dessas informações como deveria. Mas já que não houve, nós fizemos essa solicitação formal para poder contribuir e adotar as providências necessárias, e entendermos esse processo de licenciamento ambiental dessas minas em Maceió”, explicou Caldas.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:

Receba notícias no WhatsApp

Receba notícias no Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *